Ícone Menu
logo logo Avaliar grátis!
Como fazer a cirurgia de fimose pelo SUS? Entenda!

Como fazer a cirurgia de fimose pelo SUS? Entenda!

Quem não tem plano de saúde pode fazer a cirurgia de fimose gratuitamente pelo SUS. Saiba quais são os requisitos necessários para realizar a operação!

A cirurgia de fimose, também chamada de postectomia ou circuncisão, é um dos procedimentos que podem ser realizados gratuitamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. A operação consiste na remoção do excesso de pele que cobre a glande e que não se retrai, o que pode causar dor e incômodo.

Quando um menino ou homem tem fimose, o seu prepúcio fica enrijecido. A partir disso, ele não se retrai com facilidade, trazendo dificuldades e dores ao urinar e nas relações sexuais, e aumentando o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Pelo SUS, o paciente consegue atendimento médico gratuito, assim como o encaminhamento para a cirurgia necessária.

Não tem plano de saúde? Entenda como você pode conseguir a cirurgia de fimose pelo SUS e saiba o que fazer caso a cirurgia seja negada ou demore muito para ser realizada.

O SUS faz cirurgia de fimose?

Sim, o paciente que depende da saúde pública pode, sim, fazer a cirurgia de fimose pelo SUS.

As cirurgias realizadas pelo sistema de saúde pública normalmente são funcionais, assim como as que são cobertas por planos de saúde. Neste caso, as cirurgias com finalidades estéticas, como as plásticas, acabam ficando de fora.

No caso da cirurgia de fimose, trata-se de um procedimento inteiramente funcional, que busca corrigir o problema e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente. Sendo assim, a operação é oferecida pelo SUS e pode ser feita sem custos.

Quem pode fazer a cirurgia de fimose pelo SUS?

Normalmente, este tipo de intervenção cirúrgica é feita em crianças. Porém, em alguns casos, adultos também podem precisar do procedimento. Portanto, a idade não é um requisito – a cirurgia pode ser feita em qualquer fase da vida.

Para fazer a cirurgia pelo SUS, o paciente deve estar cadastrado no Sistema Único de Saúde e ter a indicação médica de um profissional especialista – no caso, um urologista ou médico pediatra.

É necessário, ainda, fazer todos os exames pré-operatórios prescritos pelo médico. No caso de pacientes cardíacos ou que possuem outras comorbidades, os exames podem ser mais detalhados.

Como conseguir a cirurgia de fimose pelo Sistema Único de Saúde?

Um dos requisitos para fazer a cirurgia de fimose pelo SUS é ter o cadastro no sistema de saúde pública. O cadastro é totalmente gratuito e pode ser feito facilmente pela internet, pelo site ConecteSUS, ou aplicativo, disponível para Android e iOS.

Além disso, o paciente também deve ter a indicação médica para o procedimento. Sem esse documento, a realização da cirurgia se torna inviável.

Portanto, com o cadastro no SUS já feito, basta agendar uma consulta com o médico especialista – urologista ou pediatra. Fazendo isso, o profissional dirá se a cirurgia é o melhor tratamento para o seu caso, considerando, principalmente, suas condições de passar por este tipo de intervenção.

Assim, é só realizar todos os exames pré-operatórios para ter a indicação médica, e aguardar o agendamento da cirurgia.

Como é feita a cirurgia de fimose?

O paciente que tem fimose tem seu prepúcio enrijecido, o que dificulta a sua retração. Desta forma, a cirurgia retira o prepúcio ou faz cortes que permitem a retração da pele.

Há dois tipos de fimose: a fisiológica e a secundária. A primeira é a mais comum, presente desde o nascimento. Ela não é grave e normalmente passa com o tempo. Em alguns casos, ela não exige nenhum tratamento, enquanto em outros, são receitados cremes ou pomadas, apenas.

Já a fimose secundária pode acontecer quando a fimose fisiológica não passa com o tempo, ou quando o paciente tem alguma infecção, inflamação ou outro problema. Neste caso, ela pode ser adquirida já na fase adulta.

A recuperação da cirurgia de fimose normalmente é rápida, principalmente quando feita em ambiente hospitalar. O curativo que é colocado sobre o local operado pode ser retirado em um ou dois dias, e os cuidados pós-operatórios não são complicados – consistem na higienização local adequada, conforme indicação médica.

O que fazer se o SUS negar a cirurgia?

Mesmo cumprindo todos os requisitos necessários, o paciente ainda pode ter sua cirurgia de fimose negada pelo atendimento público de saúde. Neste caso, a prática pode ser considerada abusiva, uma vez que o SUS deve, sim, realizar o procedimento.

O mesmo é válido quando a cirurgia é autorizada, mas o tempo de espera para a realização do procedimento é muito longo.

Diante da negativa, o paciente deve receber uma certidão que comprove a recusa da cirurgia. É importante que esse documento seja fornecido ou solicitado o quanto antes, uma vez que ele pode ser útil para futuras medidas.

Com a certidão em mãos, uma das alternativas do paciente é entrar com uma ação contra o SUS e pedir uma liminar. Trata-se de uma decisão judicial feita em situações urgentes, sem a qual é preciso esperar um longo tempo pelo resultado definitivo.

Dependendo da sua cidade, é possível consegui-la em até 48 horas, apenas. Porém, tudo depende do juiz responsável pela decisão.

Também é possível reclamar junto à Ouvidoria Geral do SUS, ligando no telefone 136, ou online, pelo Fala.br.

Quer saber se você foi vítima de uma prática abusiva do SUS? A JusVita pode te ajudar! Somos uma empresa especializada em auxiliar o paciente que teve ou está com problemas com o Sistema Único de Saúde ou com sua assistência médica.

Para começar, responda gratuitamente o nosso formulário de avaliação. Depois, envie as fotos dos documentos solicitados, bem como dos comprovantes relativos à negativa de atendimento.

Feito isso, nossa equipe fará a análise completa do seu caso e, ao terminar, entrará em contato com você em até 24 horas.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Então, entre em contato conosco pelo telefone (11) 93023-7616 ou escreva para [email protected].

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!