Ícone Menu
logo logo Avaliar grátis!
Quais os melhores planos de saúde em 2021? Confira!

Quais os melhores planos de saúde em 2021? Confira!

Quer contratar uma assistência médica? Veja aqui quais são os melhores planos de saúde em 2021 e saiba qual é o melhor para você!

Contratar um plano de saúde é o desejo de muitas pessoas. Porém, essa é uma decisão que deve ser tomada com muita cautela. Mais do que outros ramos, o serviço de assistência médica precisa ser muito bem avaliado antes de ser contratado. Afinal, trata-se da sua saúde.

Para te ajudar com essa tarefa, nós elaboramos um ranking com os 5 melhores planos de saúde em 2021. Veja quais são os que mais se destacam e entenda um pouco sobre como funciona o serviço de assistência médica de cada um.

Critérios de avaliação

Antes de saber quais são os planos que mais valem a pena contratar em 2021, entenda quais foram os critérios usados na avaliação de cada operadora. No nosso ranking, as empresas de saúde foram classificadas de acordo com a sua nota na ANS e no site de reclamações Reclame Aqui. Além disso, foram consideradas apenas as operadoras de saúde de grande porte.

Nota ANS

A ANS é a Agência Nacional de Saúde Suplementar. É ela a responsável pela regulamentação e supervisão dos planos de saúde em atividade no Brasil.

Por meio do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), a agência avalia o desempenho das operadoras anualmente, estimulando a qualidade do setor. A pontuação pode variar de 0 a 1.

Além disso, toda a avaliação é feita pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Ele é composto por um conjunto de indicadores e calculado com base nos dados presentes nos sistemas de informações da própria ANS ou nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Há, ainda, desde 2017, a utilização de uma nova metodologia: o Padrão de Troca de Informações da Saúde Suplementar (TISS). Assim, os indicadores presentes na avaliação são:

  • Qualidade em Atenção à Saúde: avalia as ações do plano voltadas para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, dando ênfase às ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
  • Garantia de Acesso: avalia o nível de acessibilidade do plano, como a oferta de rede de prestadores – quanto maior a rede credenciada, melhor;
  • Sustentabilidade no Mercado: considera o equilíbrio econômico-financeiro e a satisfação do beneficiário;
  • Gestão de Processos e Regulação: avalia se a operadora cumpre corretamente as obrigações técnicas e cadastrais junto à ANS.

Nota Reclame Aqui

O site de reclamações Reclame Aqui é um ótimo local onde se pode ver a opinião de quem já é cliente de determinada operadora de saúde ou qualquer empresa. Nele, os clientes registram as suas reclamações com o plano, que responde às queixas.

Sendo assim, é possível observar tanto quais são os problemas mais comuns da operadora, como o nível de atendimento ao cliente da empresa. Além disso, o site também avalia cada empresa, atribuindo uma nota que pode variar conforme o tempo.

Os critérios utilizados pelo Reclame Aqui são:

  • Índice de Resposta: porcentagem de reclamações respondidas, sendo que só a primeira resposta é a que conta (o site permite que as empresas enviem várias respostas aos clientes, que também podem responder);
  • Média das avaliações (nota do consumidor): nas reclamações finalizadas e avaliadas, considera as notas dadas pelos clientes à empresa;
  • Índice de Solução: nas reclamações finalizadas e avaliadas, leva em conta a porcentagem de consumidores que consideraram o problema como resolvido;
  • Índice de Novos Negócios: nas reclamações finalizadas e avaliadas, considera a porcentagem de clientes que afirmam voltar a fazer negócio com a empresa.

Ranking dos melhores planos de saúde em 2021

Abaixo, confira as 5 empresas que têm as melhores avaliações em 2021.

1. SAMP

A Samp é uma das maiores operadoras em atividade no estado do Espírito Santo. A sua nota no IDSS é 1, enquanto a nota no índice de Qualidade em Atenção à Saúde é 0,9703, o que a coloca em primeiro lugar no nosso ranking dos melhores planos de saúde em 2021.

Em contrapartida, no Reclame Aqui, a nota da empresa é de 6,7, sendo avaliada como Regular. 97% das reclamações foram respondidas, enquanto 54,1% dos reclamantes afirmam que voltariam a fazer negócio. O seu índice de solução é de 73,9%, enquanto a nota do consumidor é 4,93.

Sobre os planos

A Samp oferece planos individuais, familiares e também empresariais, além de ter assistência odontológica.

Para contratação individual e familiar, a empresa tem dois planos: o Meu Samp Completo e o Meu Samp Ambulatorial. O primeiro oferece cobertura de internações, cirurgias e parto, consultas, exames e procedimentos sem limitação, e atendimento de urgência e emergência.

O segundo, por sua vez, não tem cobertura hospitalar. Sua cobertura abrange apenas o atendimento de urgência e emergência e consultas, exames e procedimentos sem limitação. Ambos os planos oferecem, ainda, o serviço opcional de assistência odontológica.

Já para contratação empresarial, são quatro planos disponíveis: Plano Ambulatorial I, Plano Vital, Plano Ideal ES e Plano Superior. O primeiro garante apenas a cobertura ambulatorial.

Sendo assim, é possível ter acesso a consultas em todas as especialidades médicas reconhecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), todos os exames e procedimentos ambulatoriais sem limite de quantidade, e atendimento de urgência e emergência.

O Plano Vital garante cobertura de consultas e exames, internações hospitalares e UTI sem limite de diárias, e atendimento de urgência e emergência.

O Plano Ideal ES, por sua vez, não tem cobertura hospitalar, oferendo apenas a cobertura de consultas e exames, além do atendimento de urgência e emergência.

O Plano Superior, que é o plano empresarial mais caro da empresa, garante cobertura a consultas e exames, internações hospitalares e UTI sem limite de diárias, atendimento de urgência e emergência e assistência viagem em todo o território nacional.

Para ter mais informações sobre os planos oferecidos pela Samp, visite o site da empresa.

2. Usisaúde (Fundação São Francisco Xavier)

A Usisaúde é administrada pela Fundação São Francisco Xavier e é uma das maiores operadoras no estado de Minas Gerais. Ela ocupa o segundo lugar no nosso ranking, com nota 1 no IDSS. Seu índice de Qualidade em Atenção à Saúde, porém, chegou à pontuação de 0,9381.

No Reclame Aqui, a empresa é mal avaliada. Sua nota 5,7 a classifica como Ruim, enquanto 39,3% dos clientes afirmam que voltariam a fazer negócio. Seu índice de solução é de 64,3%, enquanto a nota do consumidor é de 3,96. Apesar disso, 92,2% das reclamações foram respondidas.

Sobre os planos

A Usisaúde não disponibiliza em seu site muitas informações sobre os planos de saúde que oferece, porém, é possível escolher entre 5 opções: o Usifamília, o Regional, Amplo, Estilos e Sênior.

O Usifamília possui um médico de referência que acompanha a saúde individual ou familiar e oferece um atendimento personalizado. O Regional oferece a cobertura de rede credenciada no Vale do Aço e nas cidades vizinhas.

O Amplo possui uma rede credenciada maior, abrangendo o Vale do Aço, cidades vizinhas e Belo Horizonte, enquanto o Estilos permite que você escolha o seu médico e tenha o reembolso da consulta e exames.

Por fim, o plano Sênior conta com um médico de referência com atendimento personalizado e programas de promoção da saúde para a terceira idade.

Para ter mais informações sobre os planos oferecidos pela Usisaúde, visite o site da empresa.

3. São Francisco Saúde

O terceiro entre os melhores planos de saúde em 2021 é o São Francisco Saúde. Uma das maiores operadoras em medicina de grupo no país, especialmente em Ribeirão Preto (São Paulo), a operadora tem nota 1 no IDSS e nota 0,8354 no índice de Qualidade em Atenção à Saúde.

No Reclame Aqui, a empresa tem nota 7,1, sendo avaliada como Boa. 90,7% das reclamações registradas foram respondidas e 64,1% dos consumidores afirmam que voltariam a fazer negócio. Seu índice de solução é de 75,5%, enquanto a nota do consumidor é de 5,67.

Sobre os planos

A rede credenciada da São Francisco Saúde abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Além disso, os planos oferecidos são familiares, individuais e empresariais.

Tanto para empresa, como para a família, são cinco opções de planos: Integrado, Integrado Total, Pleno, Total e Liberté.

O plano Integrado oferece atendimento em clínicas próprias. Nele, é possível escolher entre a cobertura referência e a cobertura ambulatorial hospitalar com obstetrícia. O mesmo acontece com o plano Integrado Total, que oferece também a assistência odontológica.

Semelhante ao plano Integrado, o plano Pleno oferece atendimento em clínicas próprias e também na rede credenciada. Também é possível escolher entre a cobertura referência e ambulatorial hospitalar com ou sem obstetrícia.

O plano Total, por sua vez, tem as mesmas coberturas do plano Pleno, porém, com a assistência odontológica.

Por fim, o plano Liberté é exclusivo para os moradores de Ribeirão Preto. Com ele, os beneficiários podem ter atendimento na rede credenciada e também com qualquer outro profissional – neste caso, há a opção de reembolso. A segmentação deste plano é ambulatorial hospitalar com obstetrícia.

Para ter mais informações sobre os planos oferecidos pela São Francisco Saúde, visite o site da empresa.

4. Bradesco Saúde

A Bradesco Saúde, que faz parte do Bradesco Seguros, ocupa o quarto lugar no ranking, com nota 1 no IDSS e nota 0,806 no índice de Qualidade em Atenção à Saúde. A empresa possui mais de 35 anos no mercado da saúde e oferece planos empresariais, em sua maioria.

No Reclame Aqui, a empresa possui nota 7,1, sendo avaliada como Boa. 98,3% das reclamações registradas foram respondidas, enquanto 56% dos consumidores afirmam que voltariam a fazer negócio. O seu índice de solução é de 77,9% e a nota do consumidor é 5,56.

Sobre os planos

Os planos oferecidos pela Bradesco Saúde são principalmente para as empresas. São 7 opções para grupos de 3 a 199 pessoas, e mais 7 para grupos a partir de 200 pessoas.

O plano Premium possui cobertura nacional e é oferecido nas duas modalidades de grupo. A cobertura é completa, sendo ambulatorial hospitalar com obstetrícia, assim como nos planos Nacional, Nacional Plus e Nacional Flex, que também são oferecidos para as duas modalidades de grupo.

O plano Preferencial, por sua vez, tem cobertura regional e segmentação ambulatorial hospitalar com obstetrícia, além de ser oferecido nas duas modalidades de grupo.

Outro plano que também está disponível para as duas modalidades de grupo é o Efetivo. Apesar de ter cobertura nacional, ele é para quem mora e trabalha em uma localidade específica, tendo opções como Efetivo Gaúcho, Efetivo Potiguar, Efetivo Piauí, entre outros.

Sua rede referenciada é selecionada e sua segmentação também é ambulatorial hospitalar com obstetrícia.

Há ainda os planos Saúde+ e o Saúde Rio. O primeiro é oferecido apenas aos grupos de 3 a 199 pessoas, enquanto o segundo é para grupos a partir de 200 pessoas.

Ambos possuem uma cobertura regional, no entanto, o Saúde+ abrange os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e o Saúde Rio, apenas o Rio de Janeiro.

Para ter mais informações sobre os planos oferecidos pela Bradesco Saúde, visite o site da empresa.

5. Central Nacional Unimed

Em último lugar no nosso ranking, a Central Nacional Unimed é a quinta melhor operadora de planos de saúde para se contratar em 2021. No IDSS, sua nota é 1, enquanto no índice de Qualidade em Atenção à Saúde, sua nota é 0,7221.

No Reclame Aqui, a empresa é avaliada como Regular, com nota 6.8. 98,4% das reclamações foram respondidas, enquanto 60,3% dos consumidores afirmam que voltariam a fazer negócio. Seu índice de solução é de 68,9% e a nota do consumidor é 5,19.

Sobre os planos

A Central Nacional Unimed possui planos individuais e familiares, e também empresariais. As opções de planos PME, a partir de 2 vidas, são 5: Clássico, Estilo, Absoluto, Superior e Exclusivo. Todos eles, exceto o Clássico, possuem abrangência nacional.

Há ainda os planos para grandes empresas, que devem ser consultados junto a corretores da empresa.

O Plano Personal, que é um dos planos individuais e familiares, oferece ao beneficiário o atendimento com um médico de referência, personalizando o acompanhamento médico. Os demais planos desta categoria também devem ser consultados junto a um corretor.

Para ter mais informações sobre os planos oferecidos pela Central Nacional Unimed, visite o site da empresa.

Para entender melhor o nosso ranking, confira abaixo o infográfico que reúne as informações mais importantes de cada operadora de saúde.

Infográfico - Quais os melhores planos de saúde em 2021

Por que contratar um plano de saúde?

Contratar um plano de saúde é uma das maneiras de não depender diretamente do atendimento médico público, que, algumas vezes, pode não ter a estrutura adequada de acordo com a sua necessidade.

Com ele, você tem mais tranquilidade de que vai conseguir determinados tipos de atendimento em um menor espaço de tempo, além de poder escolher o profissional que irá lhe atender.

Mesmo que você pague um valor a cada mês, isso pode ser mais barato do que recorrer a clínicas particulares em uma situação mais delicada. Além disso, você também terá mais facilidade para agendar consultas e exames de prevenção, o que traz bons resultados para a sua saúde.

Há diversos tipos de planos de saúde, que variam em abrangência, segmentação e, claro, preço. Vale a pena procurar um que atenda as suas necessidades e que caiba no seu bolso.

Problemas com seu plano de saúde? Saiba como a JusVita pode ajudar

Apesar de todos os benefícios que uma pessoa pode ter com um plano de saúde, ela ainda pode ter problemas, como a negativa de algum atendimento ou até um reajuste abusivo.

Se você passar por isso, a JusVita pode te ajudar. Somos uma empresa especializada em ajudar o consumidor que teve ou está com problemas com o seu plano de saúde.

As principais questões que podem ser resolvidas com o auxílio da empresa são a negativa de tratamento em casos de emergência, cirurgias, medicamentos, doenças preexistentes, cobertura de materiais, órteses e próteses, e limitação de tempo de internação ou tratamento, além de negação de cobertura de home care e reajustes abusivos.

Quer saber se você foi vítima de uma prática abusiva da sua operadora de saúde? Clique aqui e receba uma avaliação gratuita do seu caso!

Comece preenchendo o nosso formulário. Depois disso, é só enviar os documentos solicitados. Assim, nossa equipe fará a análise completa do seu caso e, em até 24 horas, entrará em contato com você.

Para saber mais sobre como funciona o nosso processo, entre em contato conosco pelo telefone (11) 93023-7616 ou escreva para [email protected].

Observação: as informações apresentadas nesta matéria foram coletadas no dia 16 de março de 2021 – tanto as notas do PQO da ANS, quanto os dados do Reclame Aqui – e estão sujeitas a alterações.

Importante!

Esse texto tem caráter informativo e busca orientar consumidores sobre seus direitos. Somente um advogado é capaz de oferecer atendimento jurídico.

Caso seja necessária alguma retificação desse conteúdo, por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected]

Gostou do conteúdo? Compartilhe!